-

Após ano mais vitorioso da história, base do Verdão inicia a pré-temporada para 2018


A temporada 2018 começou nesta segunda-feira (19) para as categorias de base do Palmeiras. As equipes Sub-20, Sub-17, Sub-16, Sub-15, Sub-14 e Sub-12 se reapresentaram na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, e iniciaram a pré-temporada com avaliações médicas e fisiológicas após o retorno das férias – o Sub-11 e o Sub-13 voltam na tarde desta terça (20). As atividades marcam o início do trabalho unificado do Núcleo de Saúde e Performance do Verdão, em mais um avanço no processo de integração total entre a base e o Profissional.

Agora, a metodologia e a tecnologia utilizadas na fisioterapia do elenco profissional serão aplicadas na base. Ao longo da semana, os jogadores passarão por testes cardiológicos, neuromusculares (salto, velocidade, agilidade e força), de capacidades físicas (resistência) e funcionais, entre outros, além de já iniciarem também os treinamentos no campo. O intuito é mapear o corpo de cada atleta e orientar o trabalho da temporada – como explica Jomar Ottoni, coordenador de fisioterapia do Palmeiras.

“Teremos uma unificação de protocolos e de metodologia com o intuito de aproximar ainda mais a base do Profissional. Tudo o que fazemos no time principal será feito na base. Assim, quando um atleta iniciar a transição, já estará acostumado com todos os processos. Será um obstáculo a menos nesse estágio. Faremos uma avaliação minuciosa, juntamente com a fisiologia e os médicos, para mapearmos bem cada um deles e sabermos como contribuir para que melhorem sua performance e a equipe tenha ganho técnico”, afirmou Jomar.  

O ano de 2017 foi o mais vitorioso da história da base, com 16 títulos e oito vice-campeonatos em 38 competições. Em janeiro de 2018, mês que encerrou a temporada 2017 do calendário de torneios, foram mais quatro títulos importantes: a Copa Brasil Sub-15, em Votorantim (SP), a Copa Santiago Sub-18, em Santiago (RS), o Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano Sub-14 (EFIPAN), em Alegrete (RS), e a Copa Internacional de Avanhandava (SP) Sub-12.

Em março, o Verdão encara o primeiro desafio nacional com o início da Copa do Brasil Sub-20 – o time enfrenta o América-MG na primeira fase. “Estamos mapeando os atletas para saber em que nível eles estão nesse período inicial. As férias são o momento em que eles relaxam a mente e o corpo. A partir dos dados colhidos, vamos direcionar os treinamentos específicos em cima das necessidades e carências de cada um e vamos acompanhando a evolução ao passar do tempo”, disse Vinicius Ponzio, fisiologista da base do Palmeiras.
Share on Google Plus

About Vinicius Santos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário