-

Palmeiras x Corinthians - Uma explosão de rivalidade!


O Derby Paulista, como é conhecido o duelo entre Palmeiras e Corinthians, é a maior rivalidade de São Paulo e uma das maiores do Brasil. O primeiro clássico entre os rivais foi em 1917, e de lá pra cá a rivalidade só aumentou.
  Separamos alguns momento épicos desse encontro de gigantes:
1. O primeiro duelo foi em 1917, quando o novato Palestra Itália (antigo nome do Palmeiras) tirou a invencibilidade de 3 anos do Corinthians, aplicando uma goleada por 3 a 0 no Estádio Palestra Itália, com três gols de Caetano.
2. Em 1933, o Palestra Itália aplicou a maior goleada da história do confronto. O jogo era válido simultaneamente pelo Campeonato Paulista e pelo Torneio Rio-São Paulo, e com direito a 4 gols de Romeu Pellicciari, o Palestra Itália goleou o Corinthians por 8 a 0. A derrota foi tão vexatória que culminou na saída do até então presidente corintiano, Alfredo Schurig, e fez a torcida corintiana colocar fogo em sua própria sede.
3. Em 1940, a Taça Cidade de São Paulo era o torneio inaugural do Estádio do Pacaembu. A final foi justamente o Derby, e o Palestra Itália venceu por 2 a 1, se tornando o primeiro campeão da história do estádio.
4. Em 1953, o Derby teve seu maior número de gols, quando o Corinthians venceu o Palmeiras por 6 a 4 no Estádio do Pacaembu.
5. Em 1971 aconteceu um dos maiores jogos entre os rivais. Pelo Campeonato Paulista, o timaço do Palmeiras, que tinha Leão, Luís Pereira e Ademir da Guia, foi derrotado de virada para o Corinthians por 4 a 3, destaque para Mirandinha, autor do gol da vitória.
6. Em 1974, o grito de “Zum, zum, zum, é 21” foi entoado no Morumbi, por conta de mais 1 ano adicionado aos 20 de jejum do Corinthians. Na final do Campeonato Paulista daquele ano, o Palmeiras venceu por 1 a 0, gol do centroavante Ronaldo.
7. Em 1982, no auge da Democracia Corintiana, o Corinthians aplicou a maior goleada sobre o Palmeiras, 5 a 1, com três gols de Casagrande, um de Sócrates e um de Biro-Biro, o jogo foi válido pelo Paulista.
8. Em 1993, o Palmeiras quebrou o tabu de 16 anos sem título, ao conquistar o Campeonato Paulista em cima do Corinthians. O Palmeiras, comandado por Vanderlei Luxemburgo, goleou o Corinthians por 4 a 0, com dois gols de Evair, um de Zinho e outro Edílson.
9. A única decisão de nível nacional entre as equipes foi em 1994, Palmeiras e Corinthians decidiram o Campeonato Brasileiro em dois jogos no Pacaembu. O primeiro jogo foi vencido pelo Palmeiras por 3 a 1, com grande atuação de Rivaldo, e o segundo teve um empate em 1 a 1, dando o título para a equipe alviverde.
10. Na Libertadores de 1999, o Palmeiras eliminou o Corinthians nos pênaltis, jogo em que o goleiro Marcos foi nomeado como “São Marcos”.
11. Um mês depois do confronto pela Libertadores, o Corinthians se sagrou campeão paulista ao empatar em 2 a 2 com o Palmeiras, pois havia vencido por 3 a 0 na primeira partida. O jogo ficou marcado pela provocação do atacante Edílson, que fez embaixadinhas ao final do jogo, o que provocou uma briga generalizada em campo. 
12. Em 2000, o Palmeiras voltou a eliminar o Corinthians na Libertadores, novamente nos pênaltis. A cena em que o goleiro Marcos defende a cobrança de Marcelinho Carioca, e sai para a comemoração, é vista como uma das mais marcantes do duelo.

 Com toda essa rivalidade, Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Allianz Parque pela 12º rodada do Campeonato Brasileiro. A grande aposta é saber quem vai vencer desta vez? Aproveite os bônus apresentados no SITE da SportyTrader para abrir uma conta de apostador. O jogo promete ser equilibrado. De um lado um dos melhores elencos do país, e do outro o líder invicto do campeonato, promessa de mais um bom capítulo de um livro chamado Derby Paulista.

Share on Google Plus

About Palmeiras WebTV

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário