-

Santos x Palmeiras - Histórias de uma rivalidade despertada!

santos-x-palmeiras-classico-14-06-2017

 O Clássico da Saudade, como é conhecido o duelo entre Palmeiras e Santos, reacendeu a rivalidade nos últimos anos. O primeiro clássico entre os rivais foi em 1915, os melhores foram na década de 60 e o ressurgimento dessa rivalidade em 2015.

  Separamos alguns momento épicos desse encontro de gigantes:
1.       Em 1958, o Santos de Zito, Jair da Rosa Pinto, Pepé e Pelé enfrentava o Palmeiras de Mazzola, Fiúme e Urias, no Pacaembu pelo Torneio Rio-São Paulo. Com bela atuação de Pagão, o Santos terminou o primeiro tempo vencendo por 5 a 2. No intervalo, Oswaldo Brandão, técnico do Palmeiras, pedia vergonha na cara de seus jogadores. A bronca surtiu efeito, e o com um verdadeiro show de Mazzola, o Palmeiras virava o jogo para 6 a 5. E a torcida já gritava “Milagre no Pacaembu!”, mas o milagre durou pouco tempo, pois entrou em cena o atacante Pepe, que tratou de virar o placar para 7 a 6, e dar a vitória para o melhor time daquela época.

2.       Um ano depois, no paulistão de 1960, ambos terminaram a competição com 63 pontos, o regulamento previa a disputa de um supercampeonato, no qual deviam ser conquistados 4 pontos para vencer. E o equilíbrio ficou ainda mais evidente quando os dois primeiros jogos terminaram empatados, e o terceiro jogo viria a ser o decisivo. De um lado, o Santos de Pelé, Pepe e cia, e do outro, o Palmeiras de Djalma Santos e Julinho Botelho. 13 dos 22 jogadores em campo, já haviam jogado pela Seleção Brasileira, um verdadeiro desfile de craques. O Pacaembu seria mais uma vez o palco de uma obra de arte. Pelé abriu o placar, mas Julinho Botelho empatou, e Romero em uma bela cobrança de falta deu o título ao Verdão, e o invencível Santos não era mais invencível.

3.       Após o título da Copa do mundo de 1970, os olhos se voltaram para o clássico entre Palmeiras e Santos no Morumbi, pois lá estava Pelé. O Santos venceu por 2 a 0.

4.       No ano de 1996, o Palmeiras era o futebol arte no futebol brasileiro. A equipe fez a melhor campanha da história do Campeonato Paulista. E na final o adversário era o Santos, mas foi só mais um adversário derrotado pelo Verdão. Luizão entrou para a história ao marcar o centésimo gol do Palmeiras no campeonato. O zagueiro Cléber ainda fez o segundo, e o ao fim o Palmeiras comemorou seu 21º título paulista. Vale ressaltar que o Palmeiras goleou o Santos por incríveis 6 a 0 em plena Vila Belmiro, pelo 1º turno da competição.

5.       Na semifinal do Paulista de 2009, Palmeiras e Santos se enfrentaram no antigo Palestra Itália. O Santos venceu por 2 a 1 e eliminou o rival, mas o destaque ficou para a briga protagonizada por Diego Souza e Domingos no final do jogo.

6.       No Paulista de 2012, o duelo tinha como atrativo o aniversário do atacante Neymar do Santos. Parecia tudo pronto para a festa no Estádio de Presidente Prudente, o aniversariante abriu o placar e o Santos vencia até o finalzinho do jogo, quando o Palmeiras abicou uma virada incrível com gols de Fernandão e Juninho. Presente de grego para o craque.

7.       A rivalidade entre os clubes definitivamente ressurgiu em 2015, quando se enfrentaram em duas finais, Campeonato Paulista e Copa do Brasil. No Paulista o Santos levou a melhor nos pênaltis, e na Copa do Brasil o título foi novamente decidido nos pênaltis, mas dessa vez o Verdão levou a melhor. Foi o ano de maiores provocações. Ricardo Oliveira teria feito uma careta ao marcar um gol no Campeonato Paulista, o que teve volta no título palmeirense da Copa Brasil, quando alguns jogadores deram declarações provocativas sobre o jogador, inclusive até usando máscaras com o rosto do atacante. Em jogos anteriores, Prass e Ricardo Oliveira trocaram provocações e até agressões. O atacante reclamou de ter recebido um soco do goleiro, enquanto que rival acusou o atacante de ter dado um pisão em seu pé durante uma entrevista na beira de campo. Outro fator que colabora para os ânimos exaltados nos últimos confrontos, são as provocações do meia Lucas Lima do Santos através das redes sócias. Em 2016, as equipes também decidiram o Paulista de 2016, na qual o Santos levou a melhor.

  Com toda essa história, Santos e Palmeiras se enfrentam na vila Belmiro pela 7º rodada do Brasileirão. Aproveite e confira no SITE da SOSapostas o melhores bônus para colocar uma aposta. O jogo promete ser equilibrado. Qualidade e rivalidade não faltarão para mais um capítulo desse clássico que cada dias mais mata a nossa saudade! 

Autor: Rodrigo Ferreira
Share on Google Plus

About Palmeiras WebTV

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário