-

Verdão conta com nova técnica para ter gramado em boas condições na quarta-feira


Na madrugada de sexta-feira para sábado, cerca de 14 mil metros quadrados de grama começaram a ser levados de uma fazenda em Tremembé rumo à arena do Palmeiras. Depois da realização de alguns shows no estádio, todo o gramado será trocado dias antes do jogo de quarta-feira, contra o Peñarol. A administratora do estádio promete que, apesar do tempo curto, o campo estará pronto para a partida.

Isso será possível, segundo a empresa, graças a uma técnica avançada e cara. Máquinas importadas dos Estados Unidos e da Europa, capazes de um corte mais grosso do tapete (de cerca de 4,5cm, em vez de 1cm), retiram não apenas grama e raiz, mas também parte do solo enraizado. Em teoria, são necessários apenas três dias para estender os rolos de grama e, no dia seguinte, o gramado está pronto para receber uma partida de futebol.

– No modelo convencional, você precisa de 30 dias para enraizar. A grama fica um pouco frágil ainda, mas em 45 dias está boa para jogar. Neste novo modelo, você coloca e já pode jogar – diz Eduardo Rigotto, gerente de operações da WTorre, administradora da arena, que importou a técnica em parceria com a World Sports.

Como é a primeira vez que a técnica será aplicada no estádio do Verdão, o procedimento (orçado em cerca de R$ 300 mil) foi feito de modo a garantir cerca de 48 horas de folga para possíveis correções até a bola rolar às 21h45 (de Brasília) de quarta-feira. A expectativa é de que o campo esteja em boas condições, como ocorreu em 2016 no Maracanã, que recebeu gramado novo às vésperas do torneio de futebol na Olimpíada.

– A técnica não é igual, mas semelhante. A que foi empregada no Maracanã é menos audaciosa do que a nossa, porque era um gramado para ser retirado de novo depois de meia dúzia de jogos. Nossa preocupação é ter um gramado perene – comenta Rigotto.

O acordo com a parceira prevê ao menos mais quatro trocas completas. Para isso, serão mantidos na fazenda em Tremembé 50 mil metros quadrados da mesma espécie de grama. Uma parte dessa reserva passará por cuidados de manutenção exatamente iguais aos da arena, estando sempre pronta para ser retirada.

Share on Google Plus

About Vinicius Santos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário