-

Verdão vê passagem por Itu como essencial na temporada; veja os motivos


O Palmeiras fez uma opção diferente para a pré-temporada 2016. A 23 dias do primeiro jogo oficial do ano, grupo alviverde viajou a Itu, cidade do interior paulista, para um período de nove dias de treinamentos.

O fato, de acordo com a comissão técnica do clube, será benéfico para o time. Nesse cenário e planejamento, diversos aspectos serão fundamentais no processo iniciado na última sexta-feira.

Em entrevista ao UOL Esporte, o preparador físico do clube, Juvenilson de Souza, disse que a decisão de realizar boa parte da pré-temporada em Itu está ligada, sobretudo, ao controle maior em relação à alimentação dos jogadores e às atividades físicas.

Nesta segunda-feira, por exemplo, os atletas treinaram em dois períodos. Juvenilson explica que esse volume será ajustado durante a viagem, assim como a intensidade dos trabalhos em cada sessão, a fim de o Palmeiras iniciar a temporada em um nível considerado ideal pela comissão.

O elenco alviverde voltará a São Paulo no próximo sábado. No dia 19, o Palmeiras viaja ao Uruguai para disputar um torneio sul-americano com Libertad-PAR, Nacional-URU e Peñarol-URU. A estreia no Paulistão será contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, no dia 31.

Intensidade dos treinamentos
Em Itu, a comissão técnica terá mais controle sobre os jogadores. O campo de treinamento está localizado a metros dos quartos dos jogadores. Dessa forma, na maioria dos dias os atletas irão ao gramado em dois períodos. "Este é o momento em que aumentamos a carga de trabalho. Ela se dá de duas formas: ou aumento o volume, por meio do tempo do treino, ou o número de sessões. Intensidade tem de ser forte o tempo todo, do primeiro ao último treino. O volume a gente vai ajustando. Porque o atleta precisa se recuperar e descansar para receber novas cargas", explicou Juvenilson.

Adaptação e conhecimento geral do elenco
Outro ponto positivo é a oportunidade de detalhar as condições de cada um dos 35 atletas. Muitos deles já são conhecidos pela comissão técnica. O Palmeiras, porém, contratou sete reforços para a temporada 2016 e ainda optou pelo retorno do zagueiro Thiago Martins e do lateral Vitor Luís. "Temos um elenco de 35 atletas, de diferente formações, vindos de lugares ou clubes diferentes. Aqui é o momento de a gente conhecer como eles respondem aos treinamentos, as limitações e deficiências que podemos corrigir. São fatores importantes para um período em que o time fica focado só nesse trabalho", disse o preparador físico.

Controle da alimentação
Em Itu, os jogadores estarão 100% do tempo sob os cuidados da nutricionista Alessandra Favano. No fim do treino desta segunda-feira, por exemplo, os atletas receberam ainda no gramado um isotônico para a reidratação. O acompanhamento mais próximo é um dos fatores fundamentais para a escolha da comissão técnica por Itu.

Aclimatação do grupo
A comissão técnica tomou uma decisão no fim de semana: atrasou o horário do treino da tarde para fugir do calor. O preparador físico alviverde explica que o calor dificulta, mas pode ser importante para a aclimatação mais rápida. "O calor, em termos de rendimento, é ruim, porque ele desidrata, diminui performance. Mas treinar aqui nesse horário resulta em alguns ganhos, pelo período que vamos ficar. Acaba tendo mais aclimatação. Se pudesse escolher, escolheria temperatura amena. Por isso ajustamos o horário para termos mais qualidade. E a qualidade passa pela intensidade", ressaltou.

Aprimoramento técnico
Com treino em dois períodos, Marcelo Oliveira pode colocar em prática trabalhos táticos e técnicos. Nesta segunda, por exemplo, os jogadores realizaram uma atividade em campo reduzido, com o objetivo de atuar sob marcação cerrada e com intensa compactação. Nessa semana, o treinador deve intensificar o treinamento da bola parada e a saída de bola a partir dos volantes.

Convivência dos jogadores
O jogadores estarão mais unidos do que nunca ao ficar nove dias seguidos lado a lado. A experiência é positiva: em novembro passado, antes das finais da Copa do Brasil, o elenco palmeirense viajou a Atibaia para cinco dias de treinamento. Durante o período, a diretoria alviverde organizou até um churrasco com os familiares dos atletas.



Fonte: UOL Esportes
Share on Google Plus

About Vinicius Santos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário