-

Verdão é a equipe que mais utilizou jogadores num título de Copa do Brasil


Ter um elenco forte não é fundamental apenas nos pontos corridos, e o Palmeiras campeão da Copa do Brasil em 2015 pode comprovar muito bem isso. Após 13 jogos para a conquista do tri, o clube que ficou marcado no começo da temporada por contratar muito atingiu uma marca recorde na história do torneio criado em 1989. Com 37 jogadores utilizados na campanha, passou o Flamengo de 2013 (usou 31) como a equipe que mais revezou ao longo da caminhada. O Atlético-MG, vencedor em 2014, contou com 25 diferentes atletas. 

Foram dois treinadores diferentes - Oswaldo comandou nas quatro primeiras partidas e Marcelo levou ao título - e um jogo com a equipe completamente reserva, contra o Sampaio Corrêa no jogo de ida da segunda fase. Isso, ainda com a atenção dividida com o Brasileiro durante parte do ano, pode ajudar a explicar o alto número de atletas. Nenhum jogador atuou em todos os jogos, e Fernando Prass e Jackson foram os mais presentes com 12 jogos cada. 

Boa parte - quase um time - fez apenas figuração e sequer terminou a competição pelo Palmeiras. Casos de: Ayrton, Tobio, Wellington, Victor Luís, Renato, Ryder, Alan Patrick, Valdivia, Leandro e Leandro Pereira. Por outro lado, três jogadores chegaram ao longo da temporada e não puderam atuar por terem disputado a Copa do Brasil por outras equipes: Leandro Almeida, Thiago Santos, e Alecsandro. 

Jovens como Matheus Sales e Lucas Taylor apareceram somente na reta final. O primeiro estreou na semifinal contra o Fluminense pela falta de opções para a posição, então desfalcada por Gabriel - titular até lesionar-se - e Arouca. O segundo, por sua vez, entrou no segundo tempo do jogo decisivo contra o Santos na Arena para substiuir o pendurado e também garoto João Pedro. O titular Lucas cumpriu suspensão no jogo final.


Confira o elenco utilizado pelo campeão (entre parênteses o número de jogos de cada jogador):

GOLEIROS: Fernando Prass (12) e Jaílson (1)
LATERAIS: Lucas (9), João Paulo (2), Ayrton (1), Victor Luís (1), Egídio (6), Zé Roberto (9), João Pedro (3) e Lucas Taylor (1)
ZAGUEIROS: Tobio (2), Jackson (12), Wellington (1), Vitor Hugo (10) e Victor Ramos (2)
VOLANTES: Gabriel (4), Arouca (7), Amaral (11), Renato (2), Andrei Girotto (6) e Matheus Sales (3)
MEIAS: Allione (5), Robinho (8), Alan Patrick (2), Ryder (1), Juninho (1), Cleiton Xavier (3) e Valdivia (1) 
ATACANTES: Dudu (11), Cristaldo (9), Leandro Pereira (3), Gabriel Jesus (9), Kelvin (5), Rafael Marques (8), Leandro (2), Lucas Barrios (8) e Mouche (1)



Fonte: Globo Esporte
Share on Google Plus

About Vinicius Santos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário