-

Viaduto próximo ao Palmeiras muda de nome em homenagem a Oberdan Cattani


A muralha verde Oberdan Cattani agora também é nome de viaduto em São Paulo-SP. Em concordância com a Lei Nº 16.308, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada nesta quarta-feira (11) pela Prefeitura, o Viaduto Antártica passou a se chamar oficialmente “Viaduto Antártica – Oberdan Cattani”. A lei, proposta pelo vereador Nelo Rodolfo (PMDB), é mais uma justa homenagem a um dos maiores arqueiros da história palestrina e do futebol brasileiro.
Oberdan Cattani defendeu as cores do Palestra Italia/Palmeiras por 351 partidas, entre 1941 e 1954, figurando até hoje entre os jogadores que mais atuaram pelo clube. Neste período, conquistou quatro títulos do Campeonato Paulista (1942, 1944, 1947 e 1950), além do Rio-São Paulo e da Copa Rio de 1951 (Primeiro Campeonato Mundial de Clubes). O goleiro também foi um dos protagonistas da Arrancada Heroica de 1942.

O trecho denominado “Viaduto Antártica – Oberdan Cattani”, próximo ao Allianz Parque, começa na altura da Praça Tomás Morus e termina na Praça Luiz Carlos Mesquita. A homenagem ao lendário goleiro não é primeira deste ano. Em junho, o Palmeiras inaugurou o busto do arqueiro na sede social do clube, ao lado de Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia. Oberdan faleceu no dia 21 de junho de 2014, aos 95 anos, em decorrência de infecção pulmonar.

Sobre a Avenida Antártica, próximo ao Viaduto, outra homenagem ao Palmeiras chama atenção: a passarela de pedestres nas proximidades do clube foi batizada de “Passarela Palmeiras – Arrancada Heróica 1942”, em referência ao episódio da mudança do nome de Palestra Italia para Palmeiras. O goleiro Oberdan Cattani esteve em campo no jogo do dia 20 de setembro daquele ano, que rendeu ao clube o título paulista depois da vitória sobre o São Paulo.



Fonte: Site Oficial
Share on Google Plus

About Vinicius Santos

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário